No dia 10 de maio de 2013 foi ao ar a reportagem realizada pela Rede InterTV, afiliada da rede Globo para região serrana do estado do Rio de Janeiro, com a responsável técnica da SAVE Agroindustrial Mary Lucia Lima de Sousa, médica veterinária durante a realização do Green Rio 2013 que aconteceu no Espaço Tom Jobim, do Jardim Botânico do Rio de janeiro nos dias 8 e 9 de maio .
Transcrevemos abaixo os principais pontos da entrevista.
INTERTV:
– De que região vem o palmito orgânico?
SAVE
– A fábrica da Riopalmâ
localiza-se na região serrana do RJ , no município de Cachoeiras de Macacu na divisa dos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo . Está inserida em uma reserva ecológica protegida por unidades de conservação particulares e pelo Parque dos Três picos. O cultivar é a palmeira real, selecionado visando permitir o desenvolvimento de um sub-bosque formado por espécies nativas da Mata Atlântica, que predominavam na região. A transformação de antigas áreas de pastagens degradadas em corredores florestais, além de proteger a espécie nativa, o juçara, em extinção na Mata Atlântica se constitui portanto num projeto de desenvolvimento sustentável.
INTERTV
– Quantas pessoas trabalham na fábrica?
SAVE
- Atualmente temos cerca de 8 colaboradores fixos sendo que na época do corte agregamos de 2 a 3 trabalhadores temporários para esta tarefa.
INTERTV
– Quantos vidros são produzidos por dia?
SAVE
– Tomando como base o pote de 300 g de produto, a capacidade instalada da fábrica é de 1000 potes /dia, em dois turnos. Atualmente ainda estamos com apenas um turno e a produção diária efetiva varia conforme a demanda. O tempo de maturação da palmeira até o corte é de 36 meses.
INTERTV
- E a fábrica está em expansão?
SAVE
– Sim . Estamos concluindo construção de um galpão adicional com 300 m2 de área construída em parceria com o Programa Prosperar da Secretaria de Agricultura do Estado do RJ . Este novo espaço deverá abrigar o novo deposito de embalagem, descartáveis, insumos e um moderno centro de treinamento.
INTERTV
-.Qual o objetivo da participação da SAVE no evento?
SAVE
– Divulgar a marca Riopalmâ
e como preparação para os futuros eventos que acontecerão no Rio de Janeiro como a Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
INTERTV –
E com relação ao mercado?
SAVE
– O mercado de orgânicos está em forte ascensão e no caso da produção de palmito orgânico de palmeira real em conserva, esta fábrica é a única no estado do Rio.
E a maior oferta ainda é proveniente da região norte com o palmito de açaí, cujas áreas de extração encontram-se a cerca se 3000 Km de distancia. Portanto dada a nossa localização próxima a um grande centro consumidor como o Grande Rio, onde acontecerão os citados eventos, as perspectivas mercadológicas são bastante promissoras.
Equipe InterTV: Maria Valente e Jairo Martins – 08.Maio. 2013
SAVE Agroindustrial e Rede INTERTV - Direitos autorais reservadosRiopalm® - Palmitos orgânicos de excelência.