quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

SAVE AGROINDUSTRIAL E O INOVA / FIRJAN

                                                                                               
        
Entrevista de SAVE AGROINDUSTRIAL à INOVA / FIRJAN




A RIOPALM empresa do grupo SAVE que desenvolve projetos e oferece soluções tecnológicas de otimização de processos para a indústria de alimentos foi a escolhida para sediar uma das visitas do programa Troca de Experiência e Inovação do Sistema FIRJAN realizada na Sede da Empresa em outubro de 2010, a visita, segundo seu CEO, Mário A . Signorelli apresentou, uma excelente oportunidade para o intercâmbio de experiências, com foco no aumento da competitividade neste ramo do setor industrial.

 




INOVA – De que forma avalia o papel da inovação tecnológica para a competitividade da SAVE?


SAVE

SAVE é uma empresa que valoriza a busca pelo conhecimento e acredita no uso de métodos científicos e tecnológicos para o desenvolvimento de seus produtos. Assim, tem investido em parcerias com centros de excelência em ensino e pesquisa sobretudo no setor de tecnologia de alimentos. Atualmente, SAVE está gerenciando dois projetos nesse segmento com a UFRJ, UERJ e com o SENAI / CETEC, através do qual além do desenvolvimento de projetos em tecnologia de alimentos, se mantêm um plano contínuo de aperfeiçoamento e atualização de conhecimentos por meio do incentivo à formação técnica, da participação em congressos nacionais e internacionais e também em programas de treinamento.





I – Quais os principais produtos de sucesso nos últimos dois anos?

S -  
Com foco apenas em P&D, podemos citar a implantação da Fábrica da RIOPALM, um projeto de otimização em processo de beneficiamento de palmito em conserva e produção de geleias de frutas, essencial para gerar vantagem competitiva no mercado, garantindo a qualidade e segurança alimentar dos produtos finais fornecidos aos clientes e também com apoio das universidades no Brasil ( UFRJ e UERJ ) e no exterior através das parceiras do IBD, entidade certificadora de alimentos orgânicos.

Em fase de implantação destacamos também o projeto Estufa Rotativa para Frutas, em parceria com a UERJ e o INT, do qual SAVE detêm a patente tecnológica no INPI deste modelo de utilidade, para produção de alimentos orgânicos desidratados em escala industrial.


I – Inovar nos produtos foi fundamental para a SAVE se habilitar a fornecedora do COMPERJ?


S -
Sim. Apresentar soluções diferenciadas e eficientes sempre se constituiu numa característica que atrai muito os clientes . Durante os primeiros dez anos da nossa história, praticamente todos os projetos que executamos em parceria, foram de inovação tecnológica com responsabilidade social como por exemplo o patrocínio da PETROBRÁS a SAVESA, uma ONG mantida por SAVE, que tem como um dos objetivos a preservação da Mata Atlântica na região Serrana do Rio.


I – Qual a importância do Programa de Troca de Experiência , do Sistema FIRJAN?


S –
Trata-se de um facilitador e acelerador do processo de inovação. Apresentar em um mesmo ambiente diversos cases para serem discutidos e serem compartilhados em seus desafios e soluções para inovar é essencial para evoluirmos na gestão de projetos de pesquisa e tecnologia. Consideramos importante poder participar do programa e transmitir um pouco da nossa experiência com outros empresários de forma muito rica e prazerosa.